quinta-feira, 20 de abril de 2017

Amilenismo, Pré-milenismo e Pós-mielismo

1. INTRODUÇÃO
No decorrer do trabalho analisaremos o Amilenismo, Pré-Milenismo, Pós-Milenismo, que são termos utilizados na escatologia, que é o estudo das últimas coisas, para diferentes linhas de pensamento, tomando como preliminar os últimos dias. Essas diferentes linhas de pensamento divergem em relação ao milênio descrito em Apocalipse 20: 4, onde dependendo da linha de pensamento utilizada será considerado um milênio literal que ainda estar por vir, um milênio não literal que já está acontecendo no plano espiritual ou a ausência de um milênio.
Também estaremos abordando alguns termos com relação ao inferno, são eles o Seol, Hades, Tártaro e Geena. Que termos são esses utilizados na Bíblia, o que cada um quer dizer, são todos eles a mesma coisa. Essas são alguns dos questionamentos que procuraremos responder a respeito do tema Inferno.
Cientes de que nem todas as dúvidas serão sanadas procuraremos elucidar o máximo de questionamentos possíveis a respeito dos temas abordados.


2. AMILENISMO
O amilenismo, ou amilenialismo, é o termo utilizado por alguns segmentos de pensamento que acreditam que não haverá um reino literal de Cristo por 1.000 anos. As pessoas que defendem essa linha de pensamento são chamadas de amilenistas. O prefixo "a" em amilenismo significa "não" ou "sem". Portanto, o amilenismo significa “sem milênio”.
Os Amilenistas não creem na existência do milênio literal, eles afirmam que o milênio em Apocalipse 20: 1-5 é figurativo referindo-se à era da Igreja, eles afirmam que Cristo está, de Seu trono no céu, reinando sobre a Igreja, o Seu Reino Espiritual. Para os amilenistas bons e maus estarão juntos até o juízo final, por ocasião da ressurreição geral. Igualmente entendem que a primeira ressurreição Apocalipse 20: 4-6 seja a conversão do pecador que reinam num sentido espiritual com Cristo hoje e que, na morte, seguem reinando com Cristo em espírito no Céu. Recuperarão seus corpos na ressurreição geral.
Eles acreditam que satanás está preso atualmente e que a sua prisão mencionada em Apocalipse 20: 2 ocorreu no período em que Jesus esteve na terra, mas que Satanás será solto por pouco tempo logo após a volta de Cristo.
A passagem de Apocalipse 20:1-6 para os amilenistas é uma passagem obscura que pode apresentar várias interpretações, e afirmam que algo tão importante como uma doutrina não pode ser baseado em uma passagem de interpretação incerta e amplamente controvertida.
Os Amilenistas interpretam as passagens 1 e 2 de Apocalipse 20 como a prisão ocorrida no ministério terreno de Jesus usando como base Mateus 12:29 com a parábola que fala de amarrar o valente para saquear a casa e Mateus 12:28 quando jesus fala que expulsa demônio pelo espirito de deus e que chegou o Reino de Deus. E usam, também, o texto de Lucas para atestar a prisão de Satanás "Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago” (Lucas 10:18) referenciando Apocalipse 20: 3 que falar que Satanás foi lançado no Abismo e fechado o selo sobre ele.
Essa prisão ocorreu para os amilenistas a fim de impedir que Satanás enganasse as nações e assim pudesse ser pregado o evangelho de Cristo não só para os Judeus, mas também para todo o mundo.
Para os amilenistas a primeira ressurreição ocorre no momento em que morremos, pois ela quer dizer ir para o céu para estar com o Senhor, para esses esse seria o significado da expressão “reviveram”.
Os amilenistas defendem esse argumento porque para eles haverá apenas uma ressurreição que ocorrerá ao mesmo tempo para salvos e não salvos usando o texto de João 5: 28-29 para atestar essa afirmação, onde Jesus fala de uma única “hora” em que tantos crentes como descrentes mortos sairão de suas tumbas, o que não daria base para duas ressureições, a ressurreição de crentes antes de o milênio começar e a ressurreição de descrentes para o juízo após o fim do milênio.

“28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão:
29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. ” (João 5: 28-29)
Em um contexto geral, os amilenistas acreditam que as escrituras indicam que todos os eventos mais importantes que ainda estão para acontecer antes do estado eterno ocorrerão de uma só vez. No seu pensamento Cristo vai retornar, haverá uma só ressurreição de crentes e descrentes, o juízo final acontecerá, e o novo céu e a nova terra serão estabelecidos e então, entraremos imediatamente para o estado eterno, sem qualquer milênio futuro.

3. PRÉ-MILENISMO
Para o pré-milenista a profecia dada a João na ilha de Patmos foi uma revelação do que ainda estava por vir, o pré-milenista acredita que estamos vivendo um período antes do milênio e da tribulação. Para ele nenhuma profecia apocalíptica se refere à Igreja ou ao nosso tempo. Tudo se cumprirá após o arrebatamento.
No pré-milenista acredita-se que haverá um período de paz de 1.000 anos em que Jesus reinará na terra com os santos e apocalipse 19 e 20 são fatos que ainda estão por vir. O milênio será implantado com a volta de Cristo a terra não havendo qualquer ligação com Cristo reinar apenas no coração dos crentes.
A vinda de Cristo a terra como nascido de mulher foi para salvar os Judeus, porém, estes os rejeitaram como está em João 1: 11 “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. ”, fazendo assim com que o foco de deus se voltasse para os gentios iniciando a era da Igreja. Para os pré-milenistas os judeus continuam sendo povo de Deus, mas ele voltará a tratar o seu povo somente após o arrebatamento da Igreja.

“25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado;
26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; ” (Romanos 11: 25-26)
No pré-milenista o arrebatamento da Igreja e a Volta de Cristo são dois acontecimentos distintos. No arrebatamento, Jesus virá nas nuvens de maneira invisível, para buscar a sua Igreja, os mortos que foram salvos ressuscitaram primeiro e logo após os salvos que ainda estiverem vivos serão arrebatados (1 Tessalonicenses 4: 16-17), Ele ficará nos ares e o Espírito Santo será retirado da terra juntamente com a igreja, isso acontecerá em um piscar de olhos, dando início assim aos 7 anos de governo do Anticristo e à Grande Tribulação. A volta de Cristo será após estes 7 anos, de maneira visível, para inaugurar seu reino milênial (Mateus 24:30, Apocalipse 1: 7).
Após esse período milênial Satanás será solto por um curto período de tempo para que possa tentar aqueles que nasceram no período milênial Apocalipse 20: 7-8 promovendo uma apostasia e rebelião contra Jerusalém, onde Cristo, estão, os vencerá definitivamente lançando Satanás e seus seguidores no lago de fogo para sempre Apocalipse 20: 10.
No pré-milenismo haverá duas ressureições, a “primeira” será dos salvos e acontecerá em dois momentos: primeiro no arrebatamento (1 Ts 4:16, 1 Co 15:52); e depois no início do milênio, que será dos mártires que se converteram e foram mortos durante a Grande Tribulação – Ap 20:3-6).  A “última” ressurreição será a dos ímpios de todos os tempos que rejeitaram a Deus e o evangelho; e ocorrerá após o milênio, para o julgamento do grande trono branco. (Ap 20:13-15).
Para os pré-milenismo não adianta tentar mudar a sociedade pois de acordo com I João 5: 19 o mundo jaz no maligno e está destinado a perdição. Os malfeitores do mundo continuarão cada vez piores, conquistando todos os instrumentos de poder, caminhando em direção a profecia de Apocalipse. A preocupação principal da Igreja deve ser a salvação de almas.

4. PÓS-MILENISMO
O Pós-milenista acredita que o retorno de Cristo ocorrerá depois do Milênio, e que a Igreja já é o Reino de Cristo. Para eles a pregação do evangelho, gradualmente converterá todos no mundo, inclusive os judeus.
Para os Pós-milenistas a primeira ressurreição em Apocalipse 20: 4-6 é espiritual e refere-se à conversão do pecador e a segunda Apocalipse 20:12-13, uma única ressurreição física geral, de crentes e ímpios. No fim do milênio haverá um aumento da iniquidade, a grande tribulação e a soltura de satanás por um pouco de tempo.
Os pós-milenistas acreditam que a profecia de Apocalipse já se cumpriu no passado, principalmente durante o império Romano. Para eles Apocalipse é extremamente simbólico e não literal fazendo alusão a acontecimentos já ocorridos há história, como por exemplo, os 7 selos tratam do Império Romano desde o seu apogeu até a sua decadência e as 7 trombetas simbolizam o fim do Império Romano sob os bárbaros.
Para os pós-milenistas o reino de Deus se dá a cada coração transformado pelo poder do espirito santo fazendo parte assim de um reino espiritual e não geográfico João 1: 12 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;”.
Os pós-milenistas acreditam que o mundo gradativamente irá melhorando com a pregação do evangelho até que todos se convertam ao cristianismo através da atuação do Espirito Santo fazendo alusão ao texto de Mateus 21: 14 “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. ”, e Atos 2: 17 “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;”.
Com a pregação do evangelho e a conversão de todos, a paz será instaurada na terra passando a ser um estado natural do ser humano, fazendo com que todos se unam a favor da paz, nação com nação, iniciando assim um milênio de paz na terra. Com isso para os pós-milenistas o reino milenar de Cristo deve ser instaurado pela Igreja promovendo a disseminação do evangelho.
Para os pós-milenistas o milênio será um período real na terra, porém, não será um período literalmente de 1.000 anos, fazendo alusão ao texto de II Pedro 3: 8 “Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”, para eles neste período Cristo reinará sim, mas estará em seu trono no céu exercendo um reinado espiritual.
No final desse período simbólico de 1.000 anos haverá um esfriamento espiritual e apostasia da fé instaurando-se, assim, o governo do anticristo, dando inicia a grande tributação e perseguição da Igreja. Depois disso virá a volta de Jesus, a ressurreição de todos os mortos (salvos e ímpios) e o juízo final.

O arrebatamento da Igreja e a Volta de Cristo serão um só acontecimento. Vindo depois disso, o juízo sobre todas as pessoas: condenação eterna para os ímpios e vida eterna para os salvos.


REFERÊNCIAS
CONEGERO, Daniel. Diferenças entre Amilenismo, Pré-Milenismo, Pós-Milenismo e Dispensacionalismo. Disponível em: https://estiloadoracao.com/diferencas-entre-amilenismo-pre-milenismo-pos-milenismo-e-dispensacionalismo/. Acesso em: 13 abr. 2017.
GRUDEM, Wayne. Argumentos a favor do Amilenismo. Disponível em: http://www.monergismo.com/textos/escatologia_reformada/argumentos_amilenismo.htm. Acesso em: 13 abr. 2017.
POÇAS, Benedito. Pós-milenismo, amilenismo e pré-milenismo. Disponível em: http://www.igrejadedeusacre.com.br/estudo/pos_melenismo_amilenismo_e_pre_milenismo.html. Acesso em: 13 abr. 2017.
REZENDE, Marcia. Amilenismo, pré-milenismo ou pós-milenismo. Disponível em: https://serigreja.wordpress.com/2012/12/17/milenismo-pre-milenismo-ou-pos-milenismo/. Acesso em: 13 abr. 2017.
Seol. Disponível em: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200004011#h=5. Acesso em: 14 abr. 2017.

Por: Leonardo Lopes da Silva

Um comentário:

  1. Bom dia!
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