1. INTRODUÇÃO
No decorrer do trabalho analisaremos o Amilenismo,
Pré-Milenismo, Pós-Milenismo, que são termos utilizados na escatologia, que é o
estudo das últimas coisas, para diferentes linhas de pensamento, tomando como
preliminar os últimos dias. Essas diferentes linhas de pensamento divergem em
relação ao milênio descrito em Apocalipse 20: 4, onde dependendo da linha de
pensamento utilizada será considerado um milênio literal que ainda estar por
vir, um milênio não literal que já está acontecendo no plano espiritual ou a
ausência de um milênio.
Também estaremos abordando alguns termos com relação ao
inferno, são eles o Seol, Hades, Tártaro e Geena. Que termos são esses
utilizados na Bíblia, o que cada um quer dizer, são todos eles a mesma coisa.
Essas são alguns dos questionamentos que procuraremos responder a respeito do
tema Inferno.
Cientes de que nem todas as dúvidas serão sanadas
procuraremos elucidar o máximo de questionamentos possíveis a respeito dos
temas abordados.
2. AMILENISMO
O amilenismo, ou amilenialismo, é o termo utilizado por
alguns segmentos de pensamento que acreditam que não haverá um reino literal de
Cristo por 1.000 anos. As pessoas que defendem essa linha de pensamento são
chamadas de amilenistas. O prefixo "a" em amilenismo significa
"não" ou "sem". Portanto, o amilenismo significa “sem
milênio”.
Os Amilenistas não creem na existência do milênio literal,
eles afirmam que o milênio em Apocalipse 20: 1-5 é figurativo referindo-se à
era da Igreja, eles afirmam que Cristo está, de Seu trono no céu, reinando
sobre a Igreja, o Seu Reino Espiritual. Para os amilenistas bons e maus estarão
juntos até o juízo final, por ocasião da ressurreição geral. Igualmente
entendem que a primeira ressurreição Apocalipse 20: 4-6 seja a conversão do
pecador que reinam num sentido espiritual com Cristo hoje e que, na morte,
seguem reinando com Cristo em espírito no Céu. Recuperarão seus corpos na
ressurreição geral.
Eles acreditam que satanás está preso atualmente e que a sua
prisão mencionada em Apocalipse 20: 2 ocorreu no período em que Jesus esteve na
terra, mas que Satanás será solto por pouco tempo logo após a volta de Cristo.
A passagem de Apocalipse 20:1-6 para os amilenistas é uma
passagem obscura que pode apresentar várias interpretações, e afirmam que algo
tão importante como uma doutrina não pode ser baseado em uma passagem de
interpretação incerta e amplamente controvertida.
Os Amilenistas interpretam as passagens 1 e 2 de Apocalipse
20 como a prisão ocorrida no ministério terreno de Jesus usando como base Mateus
12:29 com a parábola que fala de amarrar o valente para saquear a casa e Mateus
12:28 quando jesus fala que expulsa demônio pelo espirito de deus e que chegou
o Reino de Deus. E usam, também, o texto de Lucas para atestar a prisão de
Satanás "Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago” (Lucas 10:18)
referenciando Apocalipse 20: 3 que falar que Satanás foi lançado no Abismo e
fechado o selo sobre ele.
Essa prisão ocorreu para os amilenistas a fim de impedir que
Satanás enganasse as nações e assim pudesse ser pregado o evangelho de Cristo
não só para os Judeus, mas também para todo o mundo.
Para os amilenistas a primeira ressurreição ocorre no
momento em que morremos, pois ela quer dizer ir para o céu para estar com o
Senhor, para esses esse seria o significado da expressão “reviveram”.
Os amilenistas defendem esse argumento porque para eles
haverá apenas uma ressurreição que ocorrerá ao mesmo tempo para salvos e não
salvos usando o texto de João 5: 28-29 para atestar essa afirmação, onde Jesus
fala de uma única “hora” em que tantos crentes como descrentes mortos sairão de
suas tumbas, o que não daria base para duas ressureições, a ressurreição de
crentes antes de o milênio começar e a ressurreição de descrentes para o juízo
após o fim do milênio.
“28 Não vos admireis disso,
porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e
sairão:
29 os que tiverem feito o
bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a
ressurreição do juízo. ” (João 5: 28-29)
Em um contexto geral, os
amilenistas acreditam que as escrituras indicam que todos os eventos mais
importantes que ainda estão para acontecer antes do estado eterno ocorrerão de
uma só vez. No seu pensamento Cristo vai retornar, haverá uma só ressurreição
de crentes e descrentes, o juízo final acontecerá, e o novo céu e a nova terra
serão estabelecidos e então, entraremos imediatamente para o estado eterno, sem
qualquer milênio futuro.
3. PRÉ-MILENISMO
Para o pré-milenista a profecia dada a João na ilha de Patmos
foi uma revelação do que ainda estava por vir, o pré-milenista acredita que
estamos vivendo um período antes do milênio e da tribulação. Para ele nenhuma
profecia apocalíptica se refere à Igreja ou ao nosso tempo. Tudo se cumprirá
após o arrebatamento.
No pré-milenista acredita-se que haverá um período de paz de
1.000 anos em que Jesus reinará na terra com os santos e apocalipse 19 e 20 são
fatos que ainda estão por vir. O milênio será implantado com a volta de Cristo
a terra não havendo qualquer ligação com Cristo reinar apenas no coração dos
crentes.
A vinda de Cristo a terra como nascido de mulher foi para
salvar os Judeus, porém, estes os rejeitaram como está em João 1: 11 “Veio para
o que era seu, e os seus não o receberam. ”, fazendo assim com que o foco de
deus se voltasse para os gentios iniciando a era da Igreja. Para os
pré-milenistas os judeus continuam sendo povo de Deus, mas ele voltará a tratar
o seu povo somente após o arrebatamento da Igreja.
“25 Porque não quero,
irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que
o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios
haja entrado;
26 e assim todo o Israel
será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as
impiedades; ” (Romanos 11: 25-26)
No pré-milenista o arrebatamento
da Igreja e a Volta de Cristo são dois acontecimentos distintos. No
arrebatamento, Jesus virá nas nuvens de maneira invisível, para buscar a sua
Igreja, os mortos que foram salvos ressuscitaram primeiro e logo após os salvos
que ainda estiverem vivos serão arrebatados (1 Tessalonicenses 4: 16-17), Ele
ficará nos ares e o Espírito Santo será retirado da terra juntamente com a
igreja, isso acontecerá em um piscar de olhos, dando início assim aos 7 anos de
governo do Anticristo e à Grande Tribulação. A volta de Cristo será após estes
7 anos, de maneira visível, para inaugurar seu reino milênial (Mateus 24:30, Apocalipse
1: 7).
Após esse período milênial Satanás será solto por um curto
período de tempo para que possa tentar aqueles que nasceram no período milênial
Apocalipse 20: 7-8 promovendo uma apostasia e rebelião contra Jerusalém, onde
Cristo, estão, os vencerá definitivamente lançando Satanás e seus seguidores no
lago de fogo para sempre Apocalipse 20: 10.
No pré-milenismo haverá duas ressureições, a “primeira” será
dos salvos e acontecerá em dois momentos: primeiro no arrebatamento (1 Ts 4:16,
1 Co 15:52); e depois no início do milênio, que será dos mártires que se
converteram e foram mortos durante a Grande Tribulação – Ap 20:3-6). A “última” ressurreição será a dos ímpios de
todos os tempos que rejeitaram a Deus e o evangelho; e ocorrerá após o milênio,
para o julgamento do grande trono branco. (Ap 20:13-15).
Para os pré-milenismo não adianta tentar mudar a sociedade
pois de acordo com I João 5: 19 o mundo jaz no maligno e está destinado a
perdição. Os malfeitores do mundo continuarão cada vez piores, conquistando
todos os instrumentos de poder, caminhando em direção a profecia de Apocalipse.
A preocupação principal da Igreja deve ser a salvação de almas.
4. PÓS-MILENISMO
O Pós-milenista acredita que o retorno de Cristo ocorrerá depois do Milênio, e que a Igreja já é o Reino de Cristo. Para eles a pregação
do evangelho, gradualmente converterá todos no mundo, inclusive os judeus.
Para os Pós-milenistas a primeira ressurreição em Apocalipse
20: 4-6 é espiritual e refere-se à conversão do pecador e a segunda Apocalipse
20:12-13, uma única ressurreição física geral, de crentes e ímpios. No fim do
milênio haverá um aumento da iniquidade, a grande tribulação e a soltura de
satanás por um pouco de tempo.
Os pós-milenistas acreditam que a profecia de Apocalipse já
se cumpriu no passado, principalmente durante o império Romano. Para eles Apocalipse
é extremamente simbólico e não literal fazendo alusão a acontecimentos já
ocorridos há história, como por exemplo, os 7 selos tratam do Império Romano
desde o seu apogeu até a sua decadência e as 7 trombetas simbolizam o fim do
Império Romano sob os bárbaros.
Para os pós-milenistas o reino de Deus se dá a cada coração
transformado pelo poder do espirito santo fazendo parte assim de um reino
espiritual e não geográfico João 1: 12 “Mas, a todos quantos o receberam, aos
que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;”.
Os pós-milenistas acreditam que o mundo gradativamente irá
melhorando com a pregação do evangelho até que todos se convertam ao
cristianismo através da atuação do Espirito Santo fazendo alusão ao texto de
Mateus 21: 14 “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em
testemunho a todas as nações, e então virá o fim. ”, e Atos 2: 17 “E acontecerá
nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a
carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos
terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;”.
Com a pregação do evangelho e a conversão de todos, a paz
será instaurada na terra passando a ser um estado natural do ser humano,
fazendo com que todos se unam a favor da paz, nação com nação, iniciando assim
um milênio de paz na terra. Com isso para os pós-milenistas o reino milenar de
Cristo deve ser instaurado pela Igreja promovendo a disseminação do evangelho.
Para os pós-milenistas o milênio será um período real na
terra, porém, não será um período literalmente de 1.000 anos, fazendo alusão ao
texto de II Pedro 3: 8 “Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia
para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”, para eles neste
período Cristo reinará sim, mas estará em seu trono no céu exercendo um reinado
espiritual.
No final desse período simbólico de 1.000 anos haverá um
esfriamento espiritual e apostasia da fé instaurando-se, assim, o governo do
anticristo, dando inicia a grande tributação e perseguição da Igreja. Depois
disso virá a volta de Jesus, a ressurreição de todos os mortos (salvos e
ímpios) e o juízo final.
O arrebatamento da Igreja e a Volta de Cristo serão um só
acontecimento. Vindo depois disso, o juízo sobre todas as pessoas: condenação
eterna para os ímpios e vida eterna para os salvos.
CONEGERO, Daniel. Diferenças entre Amilenismo,
Pré-Milenismo, Pós-Milenismo e Dispensacionalismo. Disponível em: https://estiloadoracao.com/diferencas-entre-amilenismo-pre-milenismo-pos-milenismo-e-dispensacionalismo/.
Acesso em: 13 abr. 2017.
GRUDEM, Wayne. Argumentos a favor do Amilenismo.
Disponível em: http://www.monergismo.com/textos/escatologia_reformada/argumentos_amilenismo.htm.
Acesso em: 13 abr. 2017.
POÇAS, Benedito. Pós-milenismo, amilenismo e
pré-milenismo. Disponível em: http://www.igrejadedeusacre.com.br/estudo/pos_melenismo_amilenismo_e_pre_milenismo.html.
Acesso em: 13 abr. 2017.
REZENDE, Marcia. Amilenismo, pré-milenismo ou
pós-milenismo. Disponível em: https://serigreja.wordpress.com/2012/12/17/milenismo-pre-milenismo-ou-pos-milenismo/.
Acesso em: 13 abr. 2017.
Seol. Disponível em: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200004011#h=5.
Acesso em: 14 abr. 2017.
Por: Leonardo Lopes da Silva
Por: Leonardo Lopes da Silva
Bom dia!
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