quinta-feira, 20 de abril de 2017

INFERNO - Seol, Hades, Tártaro e Geena

1. INFERNO

Inferno, lugar de tormento eterno. Na bíblia o inferno ou lago de fogo é tratado como o lugar para onde vão as almas dos que não se converteram a Jesus e morreram sem se salvarem. O inferno não é a casa de Satanás, ele é o lugar onde ele será lançado após a grande tribulação junto com anticristo, falso profeta e todos os seus seguidores tratado na passagem onde fala sobre isso como lago de fogo Apocalipse 20: 10.
Ao tratar sobre o tema nosso Senhor Jesus Cristo o descreve o inferno como, nosso Senhor fala que é lugar onde o verme não morre e o fogo que não se apaga. Marcos 9: 46.


1.1. Seol
A palavra Seol aparece em toda Bíblia e dá-nos entendimento de lugar abaixo, profundo, normalmente significando lugar dos mortos, sepultura, sepulcro, tumulo.
A derivação desta palavra hebraica, é incerta, e duas teorias tem sido colocadas como as mais prováveis. A primeiro, Seol significaria interrogar, perguntar; e a segunda, Seol significaria o oco ou lugar mais profundo, sepultura. No Velho Testamento, Seol significa “lugar dos mortos.”
A respeito de Seol, a Enciclopédia Britânica (Enciclopédia Britânica; 1971, Vol. 11, p. 276) observou:

“Seol estava localizado em alguma parte “debaixo” da terra. . .. A condição dos mortos não era de dor nem de prazer. Nem a recompensa para os justos nem o castigo para os iníquos estavam relacionados com o Seol. Tanto os bons como os maus, tiranos e santos, reis e órfãos, israelitas e gentios — todos dormiam juntos sem estarem cônscios uns dos outros.”
Logo, pesar de não termos uma tradução fidedigna para o português da palavra Seol, podemos analogia ainterpretação de textos Bíblicos considerarmos Seol como se tratando da sepultura ou sepulcro, ou seja, local para onde vai o corpo já sem vida.

“Farei tremer as nações ao som da sua queda, quando o fizer descer ao Seol juntamente com os que descem à cova;” (Ezequiel 31: 16A)
1.2. Hades
O Hades é o local normalmente mencionado quando queremos mostrar para onde vai a alma das pessoas após a morte, como já vimos o corpo vai para o Seol, que seria e ceio da terra ou sepultura, já a alma dos que morrem tem como destino o Hades, porém, o Hades é o local para onde vai a alma dos que morreram sem Cristo e estão aguardando o grande julgamento do trono branco, enquanto os que morreram e Cristo, esses vão para o céu junto ao nosso senhor Jesus Cristo assim como o ladrão perdoado na cruz em Lucas 23: 43 “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.”
Logo o Hades é o lugar que recebe os espíritos daqueles que morreram sem Cristo, cujos espíritos habitaram antes um corpo mortal na terra. A alma e o espírito vão para o Hades, enquanto o corpo que é feito de pó vai para a o Seol "sepultura", enquanto aguarda sua ressurreição para o juízo.

26 por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e além disso a minha carne há de repousar em esperança;
27 pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;
28 fizeste-me conhecer os caminhos da vida; encher-me-ás de alegria na tua presença. (Atos 2: 26-28)
O texto de Atos 2 mencionado acima nos faz entender que o Hades é um lugar diferente do Seol, contrariando o pensamento de algumas pessoas que dizem se tratar do mesmo lugar. O texto nos mostra que se tratam de lugares distinto e que o Hades é o local onde reside a alma dos mortos, mas não a de todos os mortos apenas as dos que morreram sem Cristo.
1.3. Tártaro
A palavra Tártaro foi usada apenas uma vez no novo testamento em 2 Pedro 2: 4 onde ele disse “Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no Tártaro, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; ” e esse texto nos remete a acreditar que o Tártaro se trataria do local mais profundo do inferno, onde as almas mais perversas eram lançadas para o sofrimento eterno, no caso a Bíblia em 2 Pedro 2: 4 mencionou apenas que os anjos caídos foram lançados nesse lugar, o que não se aplica ao Diaba, pois este ainda está solto a rodar pela terra em busca de almas.
Embora haja debates, o fato é que o Tártaro não se mostra um lugar onde almas humanas são lançadas após a morte, mas onde parte dos anjos caídos estão atualmente, em prisão.


1.4. Geena
 Geena era o nome dado ao Vale de Hinon, que ficava ao sul de Jerusalém. Era um verdadeiro “lixão público”, local onde se deixavam os resíduos, bem como toda a sorte de cadáveres de animais e malfeitores, e imundícies de todas as espécies, recolhidas da cidade.
Neste local, era aceso um “fogo que nunca se apagava”, tendo em vista que suportava todos os tipos de lixo e carniça que eram ali despejados. Os dejetos que não eram rapidamente consumidos pela ação do fogo eram consumidos pela devastação dos vermes que ali se achavam – um cenário muito típico de um verdadeiro lixão público – que devoravam as entranhas dos cadáveres dos impenitentes que lá eram lançados, em um espetáculo realmente aterrador.
Por isso mesmo, o fogo não podia ser apagado, para a preservação da saúde do povo que viva naquelas redondezas. Este quadro histórico do “Vale de Hinon” ou “Geena” também é o quadro espiritual do fim dos pecadores que, de acordo com a Bíblia, serão ali lançados. Este é exatamente o mesmo quadro também relatado por Isaías, no último capítulo de seu livro:
“E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne” (Isaías 66:24)
Esse local foi diversas vezes na bíblia retratado como local para onde vão os que praticam a iniquidade.
“A madre se esquecerá dele; os vermes o comerão gostosamente; não será mais lembrado; e a iniquidade se quebrará como árvore. ” (Jó 24: 20)
“No mesmo instante o anjo do Senhor o feriu, porque não deu glória a Deus; e, comido de vermes, expirou. ” (Atos 12: 23)
“Onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. ” (Marcos 9: 44)

O Geena é um lugar de tormento que ainda está para ser inaugurado. Quando Cristo fala do “inferno”, no original é “Geena” e se refere não a um inferno existente, mas ao local de castigo que existirá após a ressurreição. Jesus perguntou aos fariseus: “Como vocês escaparão da condenação ao inferno [Geena]? ” (Mateus.23:33), nos levando a pensar que será o local de tormento das almas que morreram sem Cristo após o grande julgamento do trono branco.

REFERÊNCIAS
BANZOLI, Lucas. Significado bíblico de Sheol/Hades, Tártarus e Geena. Disponível em: http://desvendandoalenda.blogspot.com.br/2013/08/significado-biblico-de-sheolhades.html. Acesso em: 17 abr. 2017.

Por: Leonardo Lopes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFERNO - Seol, Hades, Tártaro e Geena

1. INFERNO Inferno, lugar de tormento eterno. Na bíblia o inferno ou lago de fogo é tratado como o lugar para onde vão as almas dos que ...